E-mail marketing é uma forma de comunicação feita através de emails, normalmente utilizado para campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar um relacionamento entre empresa e cliente, para gerar resultados nas vendas e nutrir leads.
O e-mail marketing se baseia no disparo de emails para pessoas que estejam interessadas na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Antes sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, hoje é uma das estratégias de marketing que mais avançam, utilizando as estratégias certas, você consegue atingir as pessoas certas de maneira eficiente.
No artigo de hoje, vamos aprender como utilizar essa ferramenta da maneira correta, para você que deseja melhorar sua estratégia ou quer começar a fazer e-mail marketing, acompanhe para saber o que preparamos para você:
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é uma estratégia de envio de emails, normalmente as empresas montam uma lista de contatos assertivos, e enviam mensagens de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas. Uma campanha de e-mail marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML, informando sobre produtos, promoções ou conteúdos. Normalmente, o envio acontece através de uma ferramenta de disparo de emails.
Uma característica importante da prática do e-mail marketing, é que as campanhas ofereçam a opção de cancelamento de recebimento, o que claramente demonstra respeito por seu público. Em 2021, 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o e-mail. Os especialistas esperam que esse número aumente até 4,48 bilhões até 2024. Segundo esse estudo, a quantidade de emails enviados pode ultrapassar os 361 bilhões, sabendo disso, é inevitável pensar na importância que o e-mail marketing pode ter, tanto para gerar quanto para fidelizar leads.
No artigo de hoje vamos abordar tudo que é essencial para o e-mail marketing ser uma forma assertiva de obter o melhor resultado possível.
Como fazer um e-mail marketing
Afinal, pode onde começar? Como funciona e realmente vale a pena? É importante que toda empresa utilize o e-mail marketing para ter um bom relacionamento com seus contatos, sejam eles futuras vendas ou atuais clientes. Abaixo você verá alguns passos para implementar boas práticas de e-mail marketing em sua empresa:
Escolha um nome para o remetente
Uma das melhores práticas para nome de remetente é utilizar um e-mail real, este tipo de organização reforça o toque pessoal, pois aplicando uma personalidade, influencia que as pessoas cliquem e abram o seu e-mail, então deixe de lado o contato@empresa.com.br e utilize seunome@empresa.com.br, isso pode gerar empatia nos usuários.
Não compre uma lista, construa a sua
Antes de você estabelecer uma estrutura e estratégia de e-mail marketing, você deve estabelecer formas de captação, pensando em como irá gerar contatos de e-mail para sua empresa. Existem diversas técnicas para aplicar, como Landing Pages, que é ótima na captação de contatos, onde você pode ter informações como nome e e-mail dos visitantes.
Defina sua estratégia de comunicação
Para iniciar sua estratégia, saiba quem é seu público, as ações que pretende realizar com o e-mail marketing, a linguagem da empresa e o que você considera como um e-mail de sucesso, após responder essas questões você estará garantindo assertividade na sua estratégia.
Escolha seu ESP
Escolha uma ferramenta de disparos, ou ESP (Email service provider), para facilitar o processo de envio e gestão. Exemplos de ferramentas de disparo: Mailchimp, RD Station Marketing, All In Mail, etc.
Crie um template
É essencial que além da comunicação escrita uníssona (mesma comunicação em diferentes emails), tenha uma comunicação visual contínua, para que quando o usuário abrir o e-mail, consiga identificar de imediato de que empresa se trata.
Planeje e inicie o relacionamento com os contatos captados
Busque um ponto de equilíbrio para o disparo de emails, ou seja, não enviar muitos, mas também não enviar poucos. Se você envia muitos e mails, seus contatos ficarão saturados e sua taxa de abertura irá diminuir, e se você enviar poucos sua base irá desengajar, então tenha periodicidade, um horário pré-definido, e faça análises de qual horário seus leads preferem receber emails, e lembre-se que isso varia de negócio para negócio.
Análises e testes
Agora que você pode consolidar toda a sua operação de email marketing, é importante analisar seus resultados e testar melhorias baseadas nos dados coletados, como se você está segmentando corretamente, se há algum problema na entrega dos emails, ou se as ofertas fazem sentido, procure algo que possa melhorar.
Existem alguns erros que você pode estar cometendo ao enviar seus emails, e alguns deles são: Não definir um remetente, trabalhar o assunto do email no último momento, não definir um objetivo, usar qualquer imagem ou não manter um padrão.
Fique atento a essas dicas e erros que podem estar limitando o avanço do seu email marketing, entendendo a importância das boas práticas do email marketing você pode gerar leads e vendas no mercado digital, comece sua estratégia e dê os primeiros passos com sucesso!
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